Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Desde a meia noite desta quarta-feira, os pardais das rodovias estaduais começaram a ser desligados temporariamente. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o motivo é o vencimento do prazo contratual com as empresas Perkons e Fiscal Tech.
Cinco anos após ter asfalto, moradores reclamam das condições de vias da Região Sul
No total, serão 93 faixas de tráfego, em 11 rodovias que deixarão de ter o funcionamento dos controladores. O lote que expirou a partir da meia-noite, e já começou a ser desligado, fiscalizava 68 faixas. Na madrugada do próximo sábado para domingo, outras 25 faixas de rodovias também terão seus equipamentos desligados.
Conforme o Daer, não serão divulgados a localização exata dos pardais nem quais serão desligados primeiro, "com o intuito de incentivar o respeito aos limites de velocidade estabelecidos nas estradas monitoradas e, assim, preservar a segurança dos usuários ao longo de toda a via". ERS 030, ERS 040, ERS 122, ERS 135, ERS 239, ERS 240, ERS 324, ERS 389, RSC 153, RSC 287 e RSC 453 são as rodovias que terão pelo menos um pardal desativado.
Na RSC-287, de Tabaí a Santa Maria, há seis pardais. O Daer não informou quais já foram retirados.
Prefeitura confirma empresa responsável pelo cercamento eletrônico
O governo do Estado, porém, garante que está cumprindo os trâmites para que os novos contratos sejam licitados e assinados o quanto antes. No momento, o edital está prestes a ser encaminhado para publicação pela Central de Licitações, a Celic. Uma vez firmados, os contratos poderão ser renovados até o limite de 60 meses.
O Daer destaca, ainda, que os novos pardais que passarão a fiscalizar as rodovias gaúchas contarão com melhor tecnologia, garantindo, assim, um avanço importante no programa de monitoramento eletrônico da malha estadual. "Todos serão dotados de um equipamento OCR, que realiza a leitura óptica das placas de veículos para verificar casos de roubo e irregularidades no licenciamento. Esse sistema será interligado com os órgãos de segurança pública para que a abordagem policial seja prontamente acionada quando necessário. Busca-se, com isso, não apenas atuar no controle da velocidade e redução de acidentes, como também fornecer mais um instrumento a serviço do combate à criminalidade" informou o Departamento.
Por fim, a Secretaria de Logística e Transportes e o Daer relataram que as lombadas eletrônicas já tiveram a renovação contratual assegurada e, portanto, seguem em operação nas rodovias do Estado.
Os radares em rodovia já foram alvos de questionamentos pelo governo federal. Em março, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que iria cancelar pedidos de novos radares nas vias federais. Meses depois, após acordo com o Ministério Público Federal, o governo anunciou que reduzirá de 8 mil para 2,2 mil o número de pardais nas rodovias sob a administração da União.
*Colaborou Janaína Wille